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Quem ainda não pensa nas ferrovias do Brasil como um modal viável para o transporte de cargas, precisa mudar de ideia. Além do aumento do investimento no setor, essa é uma opção vantajosa. Segurança, economia e agilidade são só alguns desses benefícios.

No país, o desenvolvimento de algumas regiões ou setores passa pelos trilhos para atingir o máximo sucesso — grãos e minérios, por exemplo. Não à toa, seu uso cresceu mais de 100% desde 1997.

Confira como estão as principais ferrovias do Brasil e como elas funcionam!

Passe pelas 5 regiões pela Ferrovia Norte-Sul

Entre as principais ferrovias do Brasil, a Norte-Sul se destaca. Ela foi pensada ainda em 1987 para ser a via central do projeto de ampliação do modal no país. Apesar de não ser concluída no prazo de 30 anos, sua expansão segue.

Planejada para passar por todas as 5 regiões, ela vai do Pará ao Rio Grande do Sul. Para isso, corta com sua bitola larga 4.155 quilômetros nos estados de:

  • Tocantins no Norte;
  • Maranhão no Nordeste;
  • Goiás no Centro-oeste;
  • Minas Gerais e São Paulo no Sudeste;
  • Paraná e Santa Catarina no Sul.

Economize com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Planejada para estar em funcionamento até 2025, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) visa ligar transversalmente a Bahia ao Tocantins, onde está a Ferrovia Norte-Sul. Assim, deve ser tornar uma alternativa econômica para o transporte de cargas na região.

Também em bitola larga, essa via terá o total de 1.527 quilômetros de extensão. Por ela devem passar diversos produtos produzidos nesses estados, principalmente minério e grãos. Sua longa distância é fundamental para aquecer os investimentos no Nordeste.

Chegue aos portos pela Ferrovia Nova Transnordestina

Outra alternativa para o Nordeste, em crescente desenvolvimento, a Transnordestina busca dar suporte logístico ao agronegócio da região. Para isso, ligará Piauí, Pernambuco e Ceará, permitindo o transporte de cargas até dois importantes portos: Suape e Pecém.

Para facilitar a circulação, ampliando os tipos de trens que podem utilizá-la, seus 1.728 quilômetros terão bitola mista. Atualmente, a previsão é que ela comece a operar no ano de 2027.

Transporte pela segura Estrada de Ferro de Carajás

Além de levar grãos e, principalmente, minerais, essa ferrovia transporta passageiros todos os dias. Criada na década de 1980, sua concessão pertence à Vale do Rio Doce, que a utiliza para escoar sua produção.

Considerada bastante segura, ela liga a região de mineração de Carajás no município de Parauapebas, no Pará, com os portos da Baía de São Marcos em São Luís, no Maranhão.

Estendendo-se por 892 quilômetros, chega a atravessar a Ferrovia Norte-Sul para formar o Corredor Centro-Norte.

Use a Ferrovia do Pantanal que vai ao extremo oeste do país

A região centro-oeste deve se beneficiar dessa que será uma das ferrovias do Brasil que se interligam a Norte-Sul.

Tem como proposta inicial chegar a 734 quilômetros de Panorama, no estado de São Paulo, até o Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. Ou seja, chega às margens do Rio Paraguai visando ser uma via para o escoamento de milho e soja.

Aproveite a eficiência da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Centenária, a Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma das ferrovias do Brasil cuja construção remonta ao século XIX — quando, da sua inauguração, em 1904, focava no transporte de passageiros entre as capitais Mineira e Capixaba.

Naquele momento, se transformou em uma importante via para os produtores de café. Nesse cenário, quatro anos depois percebeu-se que serviria também para atender a mineração instalada em Itabira. Dessa forma, passou a ter uma nova função.

Sua extensão é de 905 quilômetros, em grande parte ao longo do Vale do Rio Doce. Moderna e eficiente, ela promoveu o desenvolvimento de diversas cidades nas proximidades dos seus trilhos.

Além de fertilizantes e celulose industrializados, hoje leva principalmente produtos do setor primário para os terminais portuários localizados em Vitória. Entre os destaques estão:

  • aço;
  • ferro;
  • grãos;
  • carvão;
  • granito;
  • calcário;
  • madeira.

A expansão das ferrovias do Brasil é algo a ser comemorado por todos que buscam um modal seguro e econômico para transportar seus produtos pelo país, considerando as dificuldades pelas estradas hoje em dia. Nesse contexto, os trilhos são essenciais para diversos negócios e regiões.

Para saber mais sobre o transporte ferroviário, não deixe de ler este conteúdo sobre concessões das ferrovias em nosso blog!

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