" "
CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 000 5410
Fechar Menu

A supply chain é a rede de abastecimento formada para que determinado produto chegue ao consumidor final. Por isso, é indispensável para o funcionamento do mercado.

Empresas que atuam na cadeia de suprimentos são como nós: cada uma gerencia a interação com fornecedores e parceiros de modo que os produtos cheguem até o local em que serão consumidos.

Neste conteúdo, explicamos os princípios para realizar uma gestão de supply chain mais eficiente. Conheça as melhores práticas!

6 princípios da gestão de supply chain

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos está fundamentada em princípios que facilitam o planejamento para que a empresa seja abastecida e consiga entregar seus produtos aos clientes. Confira os seis mais relevantes:

Faça a segmentação de clientes

Ao planejar uma rede de fornecedores e parceiros, a gestão precisa entender quais são as necessidades. Só assim entregará qualidade em seus produtos e níveis de serviço adequados, como prazos e condições de entrega.

Para mapear as necessidades, podemos dividir o mercado. Por exemplo, um segmento de mercado é igual a um grupo de clientes associados a um produto:

  • grãos para consumo ou comercialização;
  • minérios para empresas que utilizam como matéria-prima;
  • aço para indústrias metalúrgicas; 
  • celulose para indústria papeleira;
  • combustíveis para comércios e empresas.

Procure sempre entender quais são os segmentos-chave da empresa para melhor atendê-las.

Veja os sinais de demanda do mercado

A gestão de cadeia de suprimentos deve acompanhar as mudanças de mercado. Tanto variações da oferta e demanda por produtos como inovações nos segmentos são dinâmicos, e os “sentidos” da organização devem capturar as variações.

Uma boa medida é promover a cooperação horizontal. A responsabilidade por extrair vantagens competitivas deve ser de todos os departamentos, cada um em busca de soluções para melhorar os resultados do próprio orçamento.

Acompanhe os indicadores de performance

O refinamento dos sistemas de gestão passa por medir. Assim, os responsáveis conseguem entender se as ações têm resultado ou não, e pensar em como implementar e avaliar o sucesso de eventuais ajustes de percurso.

Veja alguns exemplos de indicadores de cadeia de suprimentos:

  • rotação de estoque: frequência com que o estoque é renovado;
  • savings da empresa: recursos poupados pela melhoria na supply chain;
  • cobertura de estoque: tempo que o estoque é suficiente, sem novas compras;
  • tempo de ciclo de compra: o tempo gasto desde o pedido até a entrega do fornecedor;
  • estoque de segurança: quantidade mantida é necessária para o andamento do negócio.

Cada segmento da empresa terá um conjunto de indicadores relevantes para avaliar o desempenho. É importante pesquisar aqueles que podem oferecer o retrato que a organização necessita para tomar as decisões.

Gerencie as fontes de suprimentos

As empresas estão conectadas a diversos parceiros para realizar suas atividades produtivas. Esses personagens-chaves precisam ser bem gerenciados de modo a otimizar os processos.

Entre os pontos, estão os personagens que realizam o transporte e armazenamento. Igualmente, devemos dar atenção à produção das matérias-primas e produtos de que necessitamos.

Desenvolvimento de uma estratégia de tecnologia de abastecimento

Com a tecnologia, conseguimos coletar dados continuamente e definir padrões claros para os processos. Além disso, reduzimos burocracias internas visando mais agilidade e ganhamos visibilidade total sobre os estoques para tomar as melhores decisões.

Respeito aos ciclos

O planejamento deve prever ações de curto, médio e longo prazo. Em geral, as medidas estão relacionadas a um nível de atuação da empresa.

No curto prazo, concentramos o planejamento para obter os recursos necessários ao funcionamento da operação. No médio prazo, as diferentes áreas buscam melhorar contratos e orçamentos. Por fim, no longo prazo, existe a visão estratégica da empresa de como extrair vantagem competitiva da supply chain.

A visão em ciclos é importante porque o crescimento da empresa demanda mudanças. Um negócio pode começar com um caminho de matéria-prima e terminar em vagões de trem lotados de suprimentos. Tudo isso deve ser pensado para equilibrar demanda e abastecimento.

Quais são as principais etapas?

A empresa se conecta na entrada do sistema produtivo com diversos fornecedores e na saída com a distribuição até o cliente. Ao olhar para esse ecossistema, veremos diversas etapas:

Produção

As mercadorias são produzidas por extração, plantio, fabricação, transformação e outros processos produtivos. É um dos nós mais importantes.

Fornecedor

Os fornecedores são responsáveis pelo abastecimento na cadeia de suprimentos. É uma relação recíproca em que atendemos a essa parte interessada, ao mesmo tempo em que somos beneficiadas por elas.

Estoque

O estoque é a quantidade de mercadoria armazenada. É um dos pontos críticos para equilibrarmos custos, em que devemos equilibrar a frequência das compras com o total armazenado.

Não podemos deixar o processo produtivo ou os consumidores desabastecidos, nem comprar muito e desperdiçar recursos.

Localização

A localização diz respeito ao local em que o nó, que é a empresa, será instalado. No Brasil, é uma decisão crítica em função dos modais de transporte e das diferenças tributárias entre os estados da federação.

Transporte

O transporte é um dos elementos que realmente permite imaginar uma rede, sendo responsável por conectar as pessoas e as empresas. É importante escolher parceiros confiáveis e modais adequados às necessidades da sua organização.

Informação

O outro ponto de conexão entre as empresas é a informação. A cadeia de suprimentos gera dados e comunicação o tempo todo. Aliás, os avanços nessa área e no transporte definem o encurtamento de distâncias que caracteriza a globalização dos mercados.

Assim, ao entender os princípios de supply chain, procure aplicar as diretrizes nas etapas da cadeia de suprimentos. Cada uma pode ser abordada em particular, com o objetivo de otimizar os resultados e extrair vantagem competitiva para a empresa.

Gostou do conteúdo? Siga a Mitsui e mantenha-se atualizado com dicas de gestão e boas práticas para otimizar a logística da sua empresa. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Assim que recebida, sua mensagem será encaminhada à equipe responsável e respondida o mais breve possível. *Campos obrigatórios

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL