A gestão de distribuição viabiliza um trabalho eficiente desde o momento que os produtos saem da produção até o momento que chega ao seu destino. A entrega é realizada com eficiência e agilidade quando há cuidado e planejamento.
Os gerentes da cadeia de suprimentos, em todos os setores, concordarão que nada é mais frustrante do que atrasos na fabricação, entrega de produtos errados ou danificados, atrasando no cumprimento de pedidos ou interrupções inesperadas.
Embora os imprevistos sejam incontroláveis, os problemas comuns podem ser rastreados com a abordagem certa. Assim, o acompanhamento do estoque pode ser realizado com facilidade, quando a empresa implementa a gestão de distribuição. Neste artigo, abordaremos como é seu funcionamento, suas etapas e benefícios.
O que é gestão de distribuição e como é seu funcionamento?
A gestão de distribuição se refere à supervisão do movimento de produtos acabados de uma fabricação ou fornecedor para o consumidor final.
Ao longo desse processo, existem várias atividades que ocorrem, incluindo armazenagem, gerenciamento de estoque, separação, embalagem, transporte e entrega.
Quando bem executado, melhora o processo de atendimento de pedidos, a taxa de rotatividade de estoque, as margens de lucro, a agilidade e, finalmente, proporciona maior satisfação do cliente.
O objetivo da gestão de distribuição é manter o estoque em movimento através da cadeia de suprimentos. O quão bem é executado afeta as margens de lucro e a rapidez com que uma marca pode crescer.
Por exemplo, se a empresa está gastando demais em armazenamento, então pode ter acumulado muito estoque morto. Ou, se não estiver reabastecendo o estoque rápido o suficiente, isso pode levar a vendas perdidas, pedidos atrasados e desabastecimento.
Quais as etapas da gestão de distribuição?
A gestão de distribuição é essencial para desenvolver a capacidade de uma empresa de atrair clientes com sucesso e operar lucrativamente. Executá-lo com sucesso requer o gerenciamento eficaz de todo o processo.
Assim, essa atividade envolve diversas funções, como atendimento, remessa, armazenamento, controle de estoque, operações de frota de caminhões particulares, embalagem, recebimento, manuseio de materiais, com fábrica, depósito, planejamento de localização de loja e integração de informações. Confira os principais estágios:
Análise e planejamento da estratégia distribuição
A primeira etapa foca em analisar a situação e implementar soluções de tecnologia para otimizar o processo de distribuição. Em seguida, o planejamento deve contemplar alguns detalhes que influenciam a entrega dos produtos ao comprador para garantir que a operação seja realizada com sucesso.
Seleção dos recursos e das melhores abordagens
Escolher os recursos e abordagens mais eficientes para movimentar os produtos é fundamental na segunda etapa. Assim, incluir soluções tecnológicas é importante para que as entregas sigam até seus consumidores sem problemas.
Comparativo entre a oferta e capacidade
Outra etapa importante é comparar a proposta dos fornecedores e sua capacidade, além dos recursos e as demandas dos varejistas. Com base nas informações, o gestor consegue planejar suas ações e evitar problemas. Além disso, a distribuição também equilibrará a demanda e a oferta.
Quais as vantagens da gestão de distribuição?
Uma boa gestão de distribuição é essencial para eliminar problemas e otimizar a logística na empresa. A distribuição envolve diferentes atividades, como embalagem de estoque, transporte, armazenamento e fornecimento para diferentes partes interessadas.
Também envolve a administração de suprimentos, com o plano, o depósito, o planejamento da localização da loja e a integração das informações de vendas. Assim, o negócio pode desfrutar dos seguintes benefícios:
Possibilita a redução de custos
Quando tudo é simplificado e eficiente, a empresa pode economizar dinheiro, recursos e tempo. Isso ocorre, pois o negócio não precisará se preocupar com taxas de entrega caras de última hora. Dessa forma, ajuda a reduzir gastos.
Favorece a otimização de rotas
A otimização de rotas assegura que os prazos de entrega sejam os mais rápidos possível, escolhendo a melhor rota possível para o seu veículo. As mudanças de trajeto são fáceis de acomodar e podem ser comunicadas às suas equipes instantaneamente, mantendo sua frota em movimento na velocidade ideal.
Facilita a visibilidade
A capacidade de uma empresa de atrair clientes e ser lucrativa depende significativamente de quão bem eles gerenciam o transporte. Para ter sucesso nessa atividade, é imprescindível que todo o processo de distribuição esteja visível, algo proporcionado pela gestão de distribuição.
De fato, ter uma estratégia na distribuição dos produtos é uma parte vital da administração de um negócio. As empresas economizarão muito tempo e dinheiro quando têm um sistema bem-sucedido em vigor, o que, por sua vez, garantirá sucesso e crescimento futuro.
Se você quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, conheça o blog da Mitsui.