" "
CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 000 5410
Fechar Menu

A integração entre modais de transporte de cargas é o próximo passo para alcançar o desenvolvimento pleno.

A globalização levou a uma demanda global e complexa por bens e serviços. A necessidade de fluxos logísticos econômicos e sustentáveis exigem a integração entre modais de transporte de cargas de forma eficiente.

Para manter a vantagem competitiva nesse cenário, as empresas devem buscar novas maneiras de transportar seus produtos. A integração entre modais de transporte envolve a combinação de diferentes meios de escoamento de carga, visando a eficiência em tempo, custo e segurança.

A mercadoria segue de sua origem ao seu destino sem ser manuseada ou sofrer danos quando movida de um veículo para outro. Além disso, a integração entre modais de transporte atende completamente a necessidade do transporte de cargas e pode reduzir a emissão de poluentes.

Considerando que o Brasil é o 5º maior país em dimensão territorial, essa abordagem cria oportunidades de explorar os diferentes modais de transporte de carga.

Neste artigo, falaremos sobre a integração entre modais de transporte de cargas, os benefícios do escoamento diversificado e ações que tornarão essa realidade próxima. Aproveite a leitura!

Modais e tipos de cargas

Segundo a Statista, empresa especializada em dados de mercado, entre janeiro e julho de 2020, o volume total de cargas movimentadas pelos portos no Brasil totalizou mais de 638 milhões de toneladas métricas, das quais cerca de 60% eram granéis sólidos. E, cerca de 10% da carga total foi movimentada em contêineres.

No Brasil, o transporte de mercadorias é intenso. Conheça, a seguir, os tipos de cargas e os modais mais comuns!

Cargas vivas

As cargas vivas são compostas por bois, vacas, porcos, frangos e galinhas. Os modais mais adequados são o Rodoviário ou Ferroviário.

Congelados e alimentos perecíveis

São cargas que o transporte precisa ser rápido e proporcionar refrigeração adequada, o que pode ocorrer em contêineres, caminhões e vagões refrigerados.

Cargas perigosas

São as cargas que apresentam riscos para a vida humana, como:

  • explosivos;
  • gases tóxicos;
  • líquidos inflamáveis;
  • materiais radioativos.

Seu transporte pode ser feito em caminhões e vagões com proteção extra para evitar acidentes, sempre observando todas as normas de segurança.

Mercadorias de grande porte

Em países em desenvolvimento como o Brasil, o transporte de cargas de grande porte é importante para finalizar obras, como:

  • tratores;
  • guindastes;
  • máquinas industriais.

Tais equipamentos podem ser transportados nos modais: ferroviário; marítimo; aquaviário ou aéreo. Esses meios proporcionam entregas simples e diretas para essa categoria de mercadoria.

Cargas secas

Em um país industrializado, como o Brasil, as cargas secas são muito comuns. Assim, diversos produtos, como madeiras, móveis e alimentos não perecíveis, podem ser transportados em modais diferentes, como:

  • ferroviário;
  • rodoviário;
  • aquaviário;
  • aéreo.

Benefícios da integração entre modais de transporte

A integração entre modais de transporte garante a combinação eficiente de meios diferentes, aproveitando ao máximo cada um, como a flexibilidade das rodovias e sua capacidade porta a porta. Além disso, também proporciona:

  • pontualidade;
  • velocidade em longas distâncias;
  • sustentabilidade do transporte ferroviário.

Escoamento diversificado

A carga geralmente passa por menos inspeções devido ao transporte contido e lacrado. Com a integração entre modais de transporte, é possível contar com maneiras diversificadas  de escoar produtos com mais agilidade.

Otimização de entregas

Como as mercadorias não são separadas, elas podem ser facilmente localizadas mesmo quando mudam de um veículo para outro. E, como as unidades de carga estão lacradas, a cabine também não é aberta até chegar ao seu destino, tornando acidentes raros, como quebra, perda ou roubo.

Plano “B”

Proporciona excelente alternativa para possíveis problemas em modais sobrecarregados. Afinal, os produtos serão acomodados conforme a necessidade e a integração entre modais de transporte possibilitará a continuidade das entregas.

Redução de custos

Uma transportadora que não necessita de um contêiner inteiro pode recorrer à integração entre modais de transporte.

Isso permite a combinação dos regimes full load, quando o contêiner ou vagão está completo de produtos de uma só empresa e LCL (Less Container Load), situação em que as mercadorias de diferentes organizações são agrupadas.

Ampliação da capacidade de escoamento

O uso de unidades de carregamento:

  • envolve menos trabalhadores;
  • reduz o manuseio de mercadorias;
  • diminui o tempo de carga e descarga;
  • simplifica a transferência de um meio para outro.

Alguns órgãos responsáveis pelo transporte de cargas no Brasil já discutem formas de tornar a integração uma realidade próxima.

Um balanço do primeiro semestre de 2021, informa que o Governo Federal investiu R$ 3 bilhões em diversas obras nos diferentes modais de transporte. Esse valor foi direcionado para:

  • ferrovias: 173,9 km entregues;
  • rodovias: 927,026 km entregues;
  • aeroportos: melhorias nos aeroportos de Foz do Iguaçu (PR) e Navegantes (SC);
  • portos e hidrovias: investimento para retomada da operação da Eclusa de Sobradinho/BA no Rio São Francisco, da construção da IP4 Alvarães/AM e da Eclusa de Bom Retiro do Sul/RS no Rio Taquari.

Com isso, a integração entre modais de transporte de cargas pode ser a solução para otimizar o escoamento de mercadorias e tornar sua empresa mais competitiva no mercado.

Gostou do conteúdo? Acompanhe mais artigos como esse nas redes sociais da MRCLA: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Assim que recebida, sua mensagem será encaminhada à equipe responsável e respondida o mais breve possível. *Campos obrigatórios

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL