A infraestrutura ferroviária não se limita apenas aos trilhos, pois inclui todas as estruturas, edifícios e terrenos. Além disso, há demandas necessárias para suportar as linhas férreas, como:
- gestão;
- transporte de carga;
- manutenção.
O transporte ferroviário é uma maneira econômica e eficiente de transportar grandes quantidades de carga em termos de volume e peso. Além disso, sua capacidade é elástica, já que possibilita adicionar ou remover vagões de forma fácil e rápida.
A ferrovia é um modal de transporte que ganha cada vez mais espaço no mercado. A partir dos anos 1990, ela recebeu investimento do setor privado, criando oportunidades na movimentação de cargas.
Conforme a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em 1997, havia um pouco mais de 1.150 locomotivas. Anos depois, em 2021, o número superou 3.290 veículos, chegando a mais de 114.970 vagões.
Contudo, é importante pensar quais são os desafios e oportunidades do transporte ferroviário de carga, de modo a preparar melhor o setor. Para responder essas questões, continue lendo o artigo!
O que é a infraestrutura ferroviária?
Infraestrutura ferroviária é o termo usado para descrever uma série de estruturas e serviços necessários para o funcionamento de uma ferrovia. Inclui:
- trilhos;
- oficinas;
- estações;
- locomotivas.
As complexidades dos projetos de infraestrutura ferroviária decorrem da grande extensão do território, além das limitações nas restrições geométricas quando se trata de trilhos e trens. No Brasil, as complicações surgem devido às extensões continentais do país e sua topografia.
As limitações topográficas e geográficas resultam em um número significativo de outros projetos complexos, como pontes e túneis, associados à infraestrutura básica de transporte.
Qual é a diferença entre infraestrutura e superestrutura?
Infraestrutura é o conjunto de estruturas básicas de um país, como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Já a superestrutura é composta pelos edifícios e equipamentos construídos sobre essas estruturas básicas.
Por exemplo, a rede de ferrovias é uma infraestrutura, enquanto um centro comercial é uma superestrutura. Sem a infraestrutura, o transporte ferroviário de cargas não seria realizado com eficiência e qualidade.
Quais são as principais oportunidades do modal ferroviário?
A indústria ferroviária está passando por uma transformação importante que exige uma mentalidade diferente e foco na eficiência energética, excelência operacional e digitalização. Esta transformação trará novas tecnologias e novos tipos de material circulante.
O frete ferroviário se tornará mais eficiente e adequado para rotas curtas e quantidades menores de mercadorias. E, finalmente, os gestores estarão mais abertos às opções do setor logístico.
Conheça algumas oportunidades do transporte sobre trilhos:
Renovação das concessões
Uma delas é a renovação das concessões. Muitas autorizações deixam de valer em alguns anos e há muitas oportunidades às empresas privadas apresentarem propostas para esses contratos.
Investimento para expansão da malha
Outra oportunidade é o investimento para a expansão da rede ferroviária. Com a economia se desenvolvendo no Brasil, há uma grande necessidade de novas infraestruturas para acompanhar a procura.
Plano Nacional de Logística (PNL)
Este é um plano governamental que visa melhorar a infraestrutura logística do Brasil no seu conjunto. Há muitas oportunidades para as empresas da indústria ferroviária se envolverem neste projeto, de forma que contribuam para o crescimento do país.
Quais são os desafios no modal ferroviário?
O transporte ferroviário de cargas trata de integrar toda a cadeia de abastecimento e criar uma solução de ponta a ponta para as empresas envolvidas com o setor. Portanto, é importante ter ciência dos inúmeros desafios enfrentados hoje.
Conheça alguns deles!
1. Aproveitamento das frotas
A composição das redes ferroviárias existentes é um dos obstáculos significativos que as infraestruturas devem ultrapassar.
Apenas um terço dos 29 mil km das vias férreas está em funcionamento. A baixa percentagem reflete o estado da infraestrutura ferroviária do Brasil. Sem incentivos durante um longo período, várias linhas estão danificadas ou desativadas.
A frota de trens é composta por diversos tipos de vagões, utilizados para o transporte de mercadorias e passageiros. A variedade de trens permite que a infraestrutura ferroviária seja utilizada de forma mais eficiente, aumentando a produtividade do modal.
2. Transformação das ferrovias
A maioria dos trens que circulam em linhas de carga são movidos a diesel. Infelizmente, isso dificulta a operação de trens de carga em muitas regiões devido à alta emissão de poluentes.
Portanto, uma transformação das ferrovias seria explorar outras fontes de energia para a movimentação dos veículos, como a eletricidade. Visando isso, a locomotiva digital foi desenvolvida.
Esse modelo é composto por oito eixos e seu motor de tração é equipado com corrente alternada que proporciona mais performance e reduz em até 80% a emissão de poluentes.
3. Competitividade do transporte e a multimodalidade
Uma das principais formas de melhorar a infraestrutura e o setor ferroviário na totalidade seria explorar mais a competitividade dos modais de transporte de cargas do país.
Atualmente, mais de 60% da carga transportada passa por rodovias, enquanto apenas 20% viaja por ferrovias.
A infraestrutura ferroviária é importante, principalmente ao transporte de cargas. No entanto, a manutenção dela deve ser recorrente.
Por isso, é essencial às empresas ferroviárias investirem na manutenção da rede e no treinamento dos funcionários.
Dessa forma, elas garantem que a rede seja segura e esteja sempre em bom estado de funcionamento.
Gostou de entender mais sobre o assunto? Aproveite para ler o artigo “Terminal ferroviário: importância, oportunidades e desafios no escoamento de cargas”.