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A infraestrutura ferroviária não se limita apenas aos trilhos, pois inclui todas as estruturas, edifícios e terrenos. Além disso, há demandas necessárias para suportar as linhas férreas, como:

  1. gestão;
  2. transporte de carga;
  3. manutenção.

O transporte ferroviário é uma maneira econômica e eficiente de transportar grandes quantidades de carga em termos de volume e peso. Além disso, sua capacidade é elástica, já que possibilita adicionar ou remover vagões de forma fácil e rápida.

A ferrovia é um modal de transporte que ganha cada vez mais espaço no mercado. A partir dos anos 1990, ela recebeu investimento do setor privado, criando oportunidades na movimentação de cargas.

Conforme a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em 1997, havia um pouco mais de 1.150 locomotivas. Anos depois, em 2021, o número superou 3.290 veículos, chegando a mais de 114.970 vagões.

Contudo, é importante pensar quais são os desafios e oportunidades do transporte ferroviário de carga, de modo a preparar melhor o setor. Para responder essas questões, continue lendo o artigo!

O que é a infraestrutura ferroviária?

Infraestrutura ferroviária é o termo usado para descrever uma série de estruturas e serviços necessários para o funcionamento de uma ferrovia. Inclui:

  • trilhos;
  • oficinas;
  • estações;
  • locomotivas.

As complexidades dos projetos de infraestrutura ferroviária decorrem da grande extensão do território, além das limitações nas restrições geométricas quando se trata de trilhos e trens. No Brasil, as complicações surgem devido às extensões continentais do país e sua topografia.

As limitações topográficas e geográficas resultam em um número significativo de outros projetos complexos, como pontes e túneis, associados à infraestrutura básica de transporte.

Qual é a diferença entre infraestrutura e superestrutura?

Infraestrutura é o conjunto de estruturas básicas de um país, como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Já a superestrutura é composta pelos edifícios e equipamentos construídos sobre essas estruturas básicas.

Por exemplo, a rede de ferrovias é uma infraestrutura, enquanto um centro comercial é uma superestrutura. Sem a infraestrutura, o transporte ferroviário de cargas não seria realizado com eficiência e qualidade.

Quais são as principais oportunidades do modal ferroviário?

A indústria ferroviária está passando por uma transformação importante que exige uma mentalidade diferente e foco na eficiência energética, excelência operacional e digitalização. Esta transformação trará novas tecnologias e novos tipos de material circulante.

O frete ferroviário se tornará mais eficiente e adequado para rotas curtas e quantidades menores de mercadorias. E, finalmente, os gestores estarão mais abertos às opções do setor logístico.

Conheça algumas oportunidades do transporte sobre trilhos:

Renovação das concessões

Uma delas é a renovação das concessões. Muitas autorizações deixam de valer em alguns anos e há muitas oportunidades às empresas privadas apresentarem propostas para esses contratos.

Investimento para expansão da malha

Outra oportunidade é o investimento para a expansão da rede ferroviária. Com a economia se desenvolvendo no Brasil, há uma grande necessidade de novas infraestruturas para acompanhar a procura.

Plano Nacional de Logística (PNL)

Este é um plano governamental que visa melhorar a infraestrutura logística do Brasil no seu conjunto. Há muitas oportunidades para as empresas da indústria ferroviária se envolverem neste projeto, de forma que contribuam para o crescimento do país.

Quais são os desafios no modal ferroviário?

O transporte ferroviário de cargas trata de integrar toda a cadeia de abastecimento e criar uma solução de ponta a ponta para as empresas envolvidas com o setor. Portanto, é importante ter ciência dos inúmeros desafios enfrentados hoje.

Conheça alguns deles!

1. Aproveitamento das frotas

A composição das redes ferroviárias existentes é um dos obstáculos significativos que as infraestruturas devem ultrapassar.

Apenas um terço dos 29 mil km das vias férreas está em funcionamento. A baixa percentagem reflete o estado da infraestrutura ferroviária do Brasil. Sem incentivos durante um longo período, várias linhas estão danificadas ou desativadas.

A frota de trens é composta por diversos tipos de vagões, utilizados para o transporte de mercadorias e passageiros. A variedade de trens permite que a infraestrutura ferroviária seja utilizada de forma mais eficiente, aumentando a produtividade do modal.

2. Transformação das ferrovias

A maioria dos trens que circulam em linhas de carga são movidos a diesel. Infelizmente, isso dificulta a operação de trens de carga em muitas regiões devido à alta emissão de poluentes.

Portanto, uma transformação das ferrovias seria explorar outras fontes de energia para a movimentação dos veículos, como a eletricidade. Visando isso, a locomotiva digital foi desenvolvida.

Esse modelo é composto por oito eixos e seu motor de tração é equipado com corrente alternada que proporciona mais performance e reduz em até 80% a emissão de poluentes.

3. Competitividade do transporte e a multimodalidade

Uma das principais formas de melhorar a infraestrutura e o setor ferroviário na totalidade seria explorar mais a competitividade dos modais de transporte de cargas do país.

Atualmente, mais de 60% da carga transportada passa por rodovias, enquanto apenas 20% viaja por ferrovias.

A infraestrutura ferroviária é importante, principalmente ao transporte de cargas. No entanto, a manutenção dela deve ser recorrente.

Por isso, é essencial às empresas ferroviárias investirem na manutenção da rede e no treinamento dos funcionários.

Dessa forma, elas garantem que a rede seja segura e esteja sempre em bom estado de funcionamento.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Aproveite para ler o artigo “Terminal ferroviário: importância, oportunidades e desafios no escoamento de cargas”.

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